
Pão de Açúcar é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população, de acordo com as estimativas do IBGE em 2021, era de 24.307 habitantes.
Fundação: 1855
Municipios Limítrofes: Palestina, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, São José da Tapera, Belo Monte, Piranhas.
Distância até a capital(Maceió): 230 Km
Área Total: 658,955 km²
Altitude: 19m
População total (IBGE/2021) : 24 307 hab.
Clima: Semiárido
Fuso Horário: Hora de Brasília (UTC−3)
Informação Oficial: Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar/AL
CNPJ: 12.369.880/0001-57
História
A história da Prefeitura de Pão de Açúcar, em Alagoas, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento político e administrativo do município desde o século XIX.
Origens e Formação Administrativa
História do Município de Pão de Açúcar – AL
O município de Pão de Açúcar surgiu de um determinismo geográfico: o rio São Francisco. Seu povoamento remonta ao ano de 1611, por meio da convivência entre brancos e índios, vindos da Serra do Aracaré, no atual Estado de Sergipe. Parte de seu território, à época, pertencia à Casa da Torre, na Bahia.
No início do século XVII, os índios Urumaris obtiveram de D. João IV terras às margens do rio São Francisco, desde a Serra de Pão de Açúcar, pelo poente, até o Morro do Aranha, pelo nascente, com quatro léguas de fundo, alcançando a Serra do Chitroá. A essa terra deram o nome de Jaciobá, que em guarani significa Espelho da Lua.
Diz-se que as noites de luar, refletidas nas águas do São Francisco como um gigantesco fio de cristal, inspiraram esse nome poético. A generosa doação de D. João IV, contudo, despertou a inveja dos índios Chocós, habitantes da pequena Ilha de São Pedro. Após uma intensa batalha, os Chocós venceram, e os Urumaris migraram para um local do lado sergipano do rio, onde restabeleceram o nome Jaciobá, em homenagem à antiga terra.
Em 1634, Cristóvão da Rocha, proprietário da Ilha Grande, em Penedo, já se encontrava de posse das terras onde hoje está a cidade de Pão de Açúcar. Mas foi apenas em 7 de novembro de 1660, por meio de uma Carta de Sesmaria, que as terras foram oficialmente concedidas ao português Lourenço José de Brito Correia, com o objetivo de desenvolver a pecuária e o comércio de pau-brasil, escoado pelo porto de Penedo.
Nesse território, entre os morros Cavalete e Farias, Lourenço fundou uma fazenda de gado e a chamou de Pão de Açúcar. O nome foi inspirado no especto do Morro do Cavalete, cuja forma lembrava as moldes usados para purgar e clarificar o açúcar.
A freguesia foi criada em 11 de julho de 1853, pela Lei nº 227, sob a invocação do Sagrado Coração de Jesus. A vila foi instituída pela Lei nº 233, de 3 de março de 1854, ao ser desmembrada da vila de Mata Grande. Por fim, foi elevada à categoria de cidade pela Lei nº 756, de 18 de junho de 1887.
Estrutura Administrativa e Sede da Prefeitura
A sede da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar está localizada na Avenida Bráulio Cavalcante, 607, no centro da cidade. O prédio abriga o gabinete do prefeito e diversas secretarias municipais, sendo o centro das atividades administrativas e políticas do município.
Atualmente, o prefeito é Jorge Silva Dantas, com mandato previsto para o período de 2025 a 2028.
Símbolos Municipais
A bandeira de Pão de Açúcar, criada pelo então vereador Pedro Lúcio Rocha e oficializada pela Lei Municipal nº 394, de 10 de julho de 1969, é um dos símbolos oficiais do município. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores azul celeste, branca e verde, com o brasão municipal ao centro. O azul representa o céu, o branco simboliza a paz e o verde refere-se à natureza local.
Desenvolvimento e Atuação da Prefeitura
Ao longo dos anos, a Prefeitura de Pão de Açúcar tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do município, implementando políticas públicas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e cultura.
Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em promover o bem-estar da população e o progresso de Pão de Açúcar.
Clima
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1977 a 1980, 1986 a 1989 e a partir de 1995, a menor temperatura registrada em Pão de Açúcar foi de 12,3 °C em 3 de agosto de 1997, a maior atingiu 42,8 °C em 26 de novembro de 2015. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 101 milímetros (mm) em 28 de julho de 1997. Janeiro de 2004, com 412,4 mm, foi o mês de maior precipitação.




Eventos







Órgãos Municipais
Equipe de Governo
Jorge Dantas
ERALDO JOÃO CRUZ ALMEIRA
RAMON SANTOS CARVALHO
WELLINGTON GUIMARÃES RODRIGUES
ADRIANA SOUZA DOS SANTOS
GEOVANIO FONSECA SANTOS
WALESKA NOBRE CAJAZEIRA
AUGUSTO CESAR ANDRADE CRUZ JÚNIOR
MARCOS ANDRÉ MONTEIRO TORRES
SERGIO BARBOSA DOS ANJOS CORREIA
GAUDIO VIEIRA DE FARIAS
AFRANIO JORGE VIEIRA
EVIO JORGE SOUZA LIMA
PAULO VICTOR BARBOSA FIEL
Endereços
Av. Braulio Cavalcante, 607, Centro Pão de Açúcar - Alagoas CEP: 57400-000
Horário de funcionamento: De seg à sex das 07:00 às 13:00 horas

• Pão de Açúcar
No Tudo Aqui, você encontra empresas, comércios e profissionais liberais em um só lugar. Precisa de um serviço? Quer divulgar o seu negócio? Conecte-se com quem faz a diferença perto de você!
Contatos
Telefone: (82) 3624-1263
Horário: De seg à sex das 07:00 às 13:00



